Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo

Objetivos:

O Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo tem por objetivo elaborar documento de referência para a revisão do Plano Diretor do Campus da UFSC, a partir de diretrizes estabelecidas em conjunto com a comunidade universitária e demais atores sociais, a ser validado posteriormente na forma de uma Proposta de Plano Diretor Participativo da UFSC (PDP/UFSC).

Atribuições:

A atuação deste Subcomitê compreende a concepção, preparação e organização do debate em eventos a realizarem-se no campus universitário e posterior sistematização das informações coletadas, bem como a elaboração e aplicação de metodologia para a revisão do Plano Diretor do Campus em conjunto com os demais subcomitês, corpo técnico do DPAE, núcleo técnico de apoio e demais consultores.

  • Elaborar metodologia para a revisão do Plano Diretor da UFSC, em conjunto com os demais subcomitês, corpo técnico do DPAE, núcleo técnico de apoio e demais consultores;
  • Conceber, preparar e organizar o debate sobre o Plano Diretor da UFSC;
  • Sistematizar as informações coletadas e apresentar os relatórios respectivos;
  • Executar outras atividades relativas à área e que venham a ser delegadas por autoridade competente

Atividades do Comitê de Uso e Ocupação do Solo:

Na fase preparatória, o trabalho a ser desenvolvido compreende a concepção e organização dos eventos previstos com a colaboração dos demais subcomitês. Em relação ao conteúdo a ser tratado, o Subcomitê de UOS e demais subcomitês indicarão uma lista de nomes entre especialistas da instituição, colaboradores e convidados externos, para a composição das mesas temáticas. Nos meses que antecederão o evento, uma pesquisa deverá ser feita junto aos usuários do Campus UFSC, cujos resultados serão apresentados no evento programado.

Método:

O trabalho de campo será desenvolvido por equipe responsável pela pesquisa. Os resultados obtidos serão apresentados durante o evento, tendo como suporte a equipe técnica de apoio. Após o 2º evento, o trabalho de sistematização dos dados será realizado durante as oficinas de integração previstas. Nesses momentos (um ou dois encontros por etapa), os subcomitês estarão reunidos em grupos de trabalho e organizarão os conteúdos na forma de diretrizes. Poderão fazer parte do encontro membros do Comitê de Uso Racional dos Recursos. Recomenda-se que cada grupo de trabalho seja composto por pelo menos um membro de cada subcomitê.

Na medida das informações coletadas e necessidade de complementação dos dados, o Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo poderá requerer informações específicas como, por exemplo, documentos relevantes, levantamentos ou pareceres técnicos.

Divulgação

A divulgação será feita em site próprio para dar suporte e acesso público à discussão do PDP-UFSC, no qual estarão concentrados artigos, notícias e documentos prévios elaborados. À medida do avanço em cada etapa prevista, as sínteses do processo serão divulgadas por meio digital, banners em pontos específicos do campus universitário ou organizada uma mostra, em momento oportuno, com os resultados alcançados a serem expostos no saguão da Reitoria.

Participação:

Através das oficinas e trabalhos programados. É importante que a estrutura e programação dos trabalhos sejam compreendidas por todos e não reste dúvida quanto à natureza do envolvimento de cada subcomitê, corpo técnico do DPAE, núcleo técnico de apoio e consultores solicitados, bem como quanto aos documentos parciais a serem produzidos e quanto aos resultados esperados ao fim do processo (mapas, esquemas, modelos, textos etc.).

Responsável: Elson Manoel Pereira

Contatos:
Telefone: 48  3721.4986
E-mail:  elson.pereira@ufsc.br